Como grades e janelas podem proteger uma casa da ação de criminosos?

Diante dos altos índices de violência no Brasil, sentir-se seguro na própria residência é um fator importante para o conforto e o bem-estar.

A tranquilidade junto a seus familiares, que é almejada por qualquer cidadão brasileiro, pode ser alcançada com a devida atenção a todos os componentes que envolvem uma construção.

Estudos recentes indicam que é possível desenvolver estratégias em engenharia e arquitetura para ampliar a segurança dos imóveis e inibir a ação de criminosos.

O planejamento adequado dos diversos elementos que compõem um projeto pode tornar casas e edifícios menos suscetíveis a invasões e assaltos.

Neste post, indicaremos como grades e janelas potencializam a vigilância natural e permitem que os imóveis ofereçam mais segurança a moradores e visitantes. Acompanhe!

Por que a visibilidade é importante para a segurança em imóveis?

A importância de grades e janelas para combater a ação de criminosos foi destacada no livro “A prevenção do crime através do desenho urbano”, escrito por Roberson Luiz Bondaruk, coronel da Polícia Militar do Paraná.

A obra é o resultado de uma pesquisa de dois anos sobre a influência do desenho urbano na criminalidade, analisando aspectos arquitetônicos e urbanísticos dos grandes centros e mostrando de que forma eles podem facilitar e/ou incentivar a ação de delinquentes.

Em seu livro, Roberson Luiz Bondaruk destaca o conceito de “ver e ser visto”. Essa tese se baseia no comportamento humano e indica que há um fator psicológico determinante para a ação de criminosos quando eles podem ser vistos em ação.

Os bandidos tendem a preferir imóveis com muros altos e locais fechados, já que se sentem confortáveis para agir quando as pessoas que estão no ambiente externo não são capazes de enxergá-los.

Justamente por esse fator, grades e janelas são tão importantes para os moradores, já que melhoram a vigilância natural. O coronel da Polícia Militar do Paraná ressalta que “quanto maior a visibilidade, maior será a segurança”.

Visibilidade x privacidade

O aumento da visibilidade por meio de janelas poderia causar desconforto para os moradores, temerosos de que tivessem sua privacidade comprometida.

Entretanto, é importante que haja o controle de “dentro para fora”, ou seja, que as pessoas que estão no interior do imóvel possam controlar os movimentos no ambiente externo.

Para evitar que quem circula no entorno de uma residência possa observar os moradores, há a possibilidade do uso de películas nos vidros.

Caso a pessoa que esteja no interior do imóvel fique excessivamente exposta para quem está na rua, é possível considerar a redução das dimensões das janelas. Porém, é fundamental que não se perca a possibilidade de vigilância natural do exterior.

Além das dimensões a serem estabelecidas nos projetos arquitetônicos, outro ponto a ser considerado é o posicionamento das janelas, como destacaremos a seguir.

Como aproveitar grades e janelas para aumentar a segurança?

Como vimos, ampliar a visibilidade em imóveis é um fator determinante para inibir a ação de criminosos. Todavia, a instalação de grades e janelas deve seguir alguns parâmetros para que a segurança dos moradores realmente seja ampliada.

Tamanho e posicionamento das janelas

O tamanho das janelas precisa ser regulado conforme as condições de segurança que o edifício permitir. Para a entrada de condomínios, as melhores portas são as de vidro temperado, já que, além de ampliarem a visibilidade, causam barulho se houver alguma ação para violá-las.

Arquitetos e engenheiros civis devem ficar atentos também ao posicionamento das janelas. Para isso, é preciso analisar o entorno do imóvel. A proximidade de uma janela em relação à rua poderá representar a possibilidade de invasão e atos de vandalismo, sendo recomendado que se verifique, por exemplo, se elas são facilmente atingidas por pedras.

Já a proximidade em relação às construções ao lado do imóvel também pode oferecer perigo. Para que não ocorra o que é chamado de “invasão cruzada” — quando um criminoso acessa um edifício a partir de outro —, as janelas devem ficar afastadas no mínimo 1,5m da divisa do imóvel.

Ainda que os edifícios sejam estreitos, é importante que os projetos arquitetônicos não excluam a presença de janelas na fachada dos prédios. Caso contrário, os moradores perderão o controle sobre a movimentação à frente de sua residência, o que ampliará a possibilidade de assaltos.

Todas essas medidas garantem que moradores e visitantes tenham mais segurança também ao entrar e sair de casas e edifícios.

Instalação e posicionamento de grades

Uma vez que a grade pode ser transposta, há recomendações de arquitetura e engenharia que devem ser seguidas para oferecer segurança aos moradores. Um dos principais pontos a serem observados é o uso correto de barras transversais.

É recomendável que sejam evitadas as barras transversais instaladas a menos de 1,5m do solo. Caso contrário, elas podem ser facilmente alcançadas com os joelhos ou os pés e, assim, serem utilizadas por invasores como impulso para saltar as grades.

Em relação às barras posicionadas verticalmente, caso o material não tenha resistência adequada, é possível que criminosos consigam envergá-las ao utilizar a força dos pés, criando uma “boca” para invadir o imóvel. Assim, é imprescindível optar por uma grade metálica que seja mais resistente.

Além da consideração desses fatores, os projetos de imóveis devem ser formulados considerando a necessidade de oferecer vigilância natural. Quanto mais visíveis os espaços urbanos se tornarem, mais acolhedores eles serão.

Um dos fatores que proporcionam a violência é a chamada segregação urbana. A partir dos estudos realizados sobre aspectos arquitetônicos e urbanísticos dos grandes centros, o coronel Roberson Luiz Bondaruk alerta que a criminalidade está relacionada ao desenho de casas e prédios. Muros altos, ambientes fechados e sem visibilidade têm proporcionado alienação e isolamento.

A sensação de insegurança é ampliada pelas pessoas ao perceberem que o simples ato de entrar e sair de suas residências não será visto por familiares ou vizinhos. Dessa forma, é fundamental que arquitetos e engenheiros observem a importância do uso de grades e janelas.

Faça sua parte no combate à violência e compartilhe este conteúdo nas redes sociais, para que mais pessoas entendam como o desenho urbano adequado pode proporcionar segurança à sociedade!

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

PREZADOS CLIENTES, EM VIRTUDE DAS DETERMINAÇÕES DAS AUTORIDADES COMPETENTES, ESTAMOS TEMPORARIAMENTE COM AS ATIVIDADES COMERCIAIS DE NOSSA LOJA SUSPENSAS. PEDIMOS QUE ORÇAMENTOS E DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS E SERVIÇOS SEJAM DIRECIONADAS AOS NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO: E-MAIL E WHATSAPP. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO E POR FAZER PARTE DESSE ESFORÇO COLETIVO DE PREVENÇÃO E DE CIDADANIA.