Cercas agropecuárias: construindo cercas definitivas ou temporárias.

As cercas de arame farpado, ou de arame liso são os tipos de cercamento de terreno que mais encontramos em todas as regiões do país. Elas são utilizadas para fazer o delineamento territorial de grandes extensões de terra, cercamento de pastagens para o convívio e criação de animais na pecuária bem como para a segurança e controle de acesso em propriedades privadas.

Quando se pretende fazer uma cerca de arame farpado, começar respondendo algumas perguntas iniciais, pode te ajudar a escolher o modo de construção e os materiais necessários, poupando desgaste e dinheiro.

Bem a primeira pergunta é:
Serão cercas definitivas ou serão cercas temporárias?


As cercas definitivas, são as que comumente usamos para delimitar propriedades ou divisões internar permanentes. Para este tipo de cerca, os arames farpados ou ovalados devem ser espessos e de grande resistência a ruptura.

Já as cercas temporárias servem para outras finalidades como por exemplo, limitar acesso a uma área específica ou proteger a criação de barrancos e erosões, plantações temporárias e assim por diante. Esse tipo de cerca pode ser mantida por meses ou anos e mesmo sendo eficiente, forte e resistente, a sua instalação deve facilitar a desmontagem de modo a poder reaproveitar os materiais na próxima utilização.

Para ajudá-lo, criamos uma tabela simples que mostra a relação entre a distância entre os mourões, os fios de arame, os balancins e estiradas dependendo do tipo de cerca a ser mondada.

Para a Divisão de Propriedade Rural: Utilizando Arame Farpado.
MOURÕES: comprimento de 2,20m e distância de 3 em 3m.
BALANCINS: 1,5m de distância.
ARAME: 6 fios.
ESTIRADAS: (espaços entre mourões estiradores): entre 200 a 300m.

Para a Divisão de Propriedade Rural: Utilizando Arame Liso/Ovalado.
MOURÕES: comprimento de 2,20m e distância de 6 em 6m.
BALANCINS: 1,5 a 2m de distância.
ARAME: 6 fios.
ESTIRADAS: entre 500 a 1.000m.

Para interior de propriedade rural: Utilizando Arame Farpado.
MOURÕES: comprimento de 2,20m e distância de 3 em 3m ou 4 em 4m (máximo).
BALANCINS: 1,5 a 2m de distância.
ARAME: 5 fos.
ESTIRADAS: 200 a 300m.

Para interior de propriedade rural: Utilizando Arame Liso/Ovalado.
MOURÕES: comprimento de 2,20 e distância de 6 em 6m ou até 8 em 8m (máximo).
BALANCINS: 2 em 2m de distância.
ARAME: 5 fios.
ESTIRADAS: entre 500 a 1.000m.


Algumas medidas são importantes quando se planeja construir uma cerca em sua propriedade. Se por acaso sua terra for às margens de uma rodovia ou próximo a áreas urbanas é recomendável que você entre em contato com a prefeitura de sua cidade para averiguação de existência de linhas de gás ou água nos locais onde você irá cavar para colocar seus mourões.

Outra recomendação – nunca é demais – é sempre ter em mãos os registros de suas terras.
Recorrer aos registros de suas terras garante que você manter o perímetro exato de sua propriedade, da sua fazenda, sítio ou chácara em relação aos limites das áreas vizinhas. Assim seu cercamento é legal, em todos os sentidos!

Muito bem, tendo um bom planejamento para o que se pretende fazer, é hora de buscar um fornecedor de confiança.

Para fazer uma cerca como esta que usamos de exemplo, você precisaria de ares farpados e/ou ovalados e mourões de eucalipto, além de outras ferragens que você encontra em locais especializados.
Os Arames Farpados, Arames Lisos e Ovalados fabricados são resistentes à tensão e à corrosão graças aos diversos tipos de aplicação de Zinco que conferem ao aço uma propriedade única e durabilidade superior.

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

PREZADOS CLIENTES, EM VIRTUDE DAS DETERMINAÇÕES DAS AUTORIDADES COMPETENTES, ESTAMOS TEMPORARIAMENTE COM AS ATIVIDADES COMERCIAIS DE NOSSA LOJA SUSPENSAS. PEDIMOS QUE ORÇAMENTOS E DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS E SERVIÇOS SEJAM DIRECIONADAS AOS NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO: E-MAIL E WHATSAPP. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO E POR FAZER PARTE DESSE ESFORÇO COLETIVO DE PREVENÇÃO E DE CIDADANIA.